última atualização 09-01-2023

Ilha das flores e a criação das imagens

Ilha das Flores é um curta-metragem do roteirista e diretor Jorge Furtado (1989) no qual descreve as desigualdades sociais através das relações existentes entre tomates, porcos e seres humanos. A forma como as imagens são criadas possibilita estabelecer as relações entre as imagens a partir de uma consequência da imagem anterior. O inicio é feito a partir da imagem do tomate como forma de explicar a cadeia de produção e consumo, além de demonstrar as relações sociais estabelecidas a partir disso. No final é feita uma conclusão desse percurso.  

No momento de pandemia e construção coletiva online, essa metodologia utilizada no curta é interessante para pensarmos a produção de vídeos com os alunos. Cada aluno constrói uma imagem que "explica" e complementa a anterior, ou seja, a imagem criada pelo segundo aluno "explica" a anterior e a complementa, e assim por diante.

No final é preciso a junção dessas imagens para ser exibido e debatido um final e uma conclusão que será gravada em voz off por algum aluno e inserida no vídeo.  

1989 / Ilha das flores from Casa de Cinema de Porto Alegre on Vimeo.





EXERCÍCIO


É preciso estabelecer a ordem dos alunos, podendo ser da chamada, e qual a imagem, temática geradora. Após isso é estabelecer os prazos para cada alunos produzir seu vídeo. Algum aluno ou o próprio professor fica responsável pela montagem. Após produzido, o vídeo será exibido para todos e debatido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário