DINÂMICA DA APRESENTAÇÃO IMAGÉTICA
Parece clichê quando falamos que “uma imagem vale mil palavras”. Mas e se essa imagem representasse uma pessoa que também é síntese de múltiplas determinações, sociais, culturais e econômicas? Seu significado ganharia múltiplas interpretações, tendo uma ou algumas relacionaria com o que aquela pessoa pensa de si. A imagem que construímos de nós é refletida a partir dos gostos, escolhas e imagens que consumimos e reproduzimos. Diante desse contexto, que imagem me representa? A Dinâmica de apresentação imagética permite que cada aluno pense e reflita a partir de uma escolha em um conjunto de imagens. Realizada no primeiro dia de aula, a dinâmica consiste em espalhar no chão da sala de aula imagens de revistas e jornais e pedir para os alunos levantarem e selecionar uma imagem dentro daquele conjunto que reflita e permita se apresentar para os outros alunos e para o professor.
Alguns alunos
se apresentam a partir da primeira leitura da imagem: “gosto de cachorro e por
isso peguei essa imagem de cachorro. ” Outros se apropriam de elementos da
linguagem para se apresentarem metaforicamente: “essa imagem tem claro e
escuro, acho que todos nós somos assim”. E outros o que aquela imagem
representa: “gosto dos meus amigos, essa imagem tem um grupo de amigos felizes
em volta de uma fogueira”. Apesar de “valer mil palavras” alguns alunos pedem
para escolherem duas imagens para poder se apresentar. “Professor, posso
escolher duas? To confuso e acho que essa sozinha não me representa”.
O objetivo da
dinâmica é primeiramente os alunos pensarem a partir da escolha de uma única
foto e qual relação de sua representação com a sua representação de vida.
EXERCÍCIO
Qual dessas imagens te representa e
o porquê? Se apresente a partir dela. Alguns alunos naturalmente ficam com
vergonha, outros se escondem por de trás da imagem e outros se revelam.
Faça um teste: Qual dessas três imagens melhor te representa? Quais elementos possibilitam essa leitura? Se apresente a partir dela para a gente (deixe nos comentários)
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