Apesar do nome sombrio, esse exercício tem como objetivo muita criatividade e perspectiva de claro e escuro para dar sentido na imagem. Alguns experimentos, em oficinas, possibilitaram um trajetória com a possibilidade desse exercício. Sobras realizadas em panos ou em animações preto e branco, foram possibilidades criativas do uso das sombras na sala de aula.
Histórico: https://ensaioaudiovisualepsjv.blogspot.com/search?q=sombras
No histórico do cinema, a sombra é usada para dar o sentido de "terror", daquilo que não é real, e por isso é muito utilizada nos filmes de terror. O filme Nosferatu (1922) é apresentado para os alunos nessa aula, assim como o filme do expressionismo alemão "O gabinete do doutor Caligari".
Aprimorando a proposta e dialogando com a aula de elemento de significação cinematográfica "Luz", os alunos usam das sombras para criar imagens que representam o significado da luz, ou ausência.
Assim, é possível, além de estudar os elemento sombra, se apropriar de vanguardas artísticas como o expressionismo alemão e também o gênero do terror.
EXERCÍCIO
Escolha imagens de filmes e mostra para os alunos as possibilidades. Depois disso, utilizando um pano ou até mesmo na própria parede da sala (necessariamente escura) crie histórias com seus alunos.
Exemplo - Um menino, um sonho, uma Ganesha
Nenhum comentário:
Postar um comentário