Diante dessa problemática que a experiência fotográfica do “álbum de si” permite pensar a partir das fotografias postadas nas redes sociais e o porquê delas serem vistas. O objetivo é a escolha de cinco fotos necessariamente publicadas nas redes sociais, entendendo o motivo pelo qual realizou o compartilhamento na época e o porquê da seleção da foto no momento atual da escolha. Uma imagem sem história, somente uma representação de uma sociedade que utiliza da representação de algo espetacularizado e que não necessariamente é a essência.
As experiências fotográficas apresentadas colaboram na transformação social pois permitem pensar as relações sociais mediadas pelas imagens”. “É um conhecimento obtido de uma experiência que se cria, que se prolonga num processo formativo progressivo e emancipador.” (BENJAMIM, 1989 apud PUCCI, p.111).
As fotografias revelam sua essência quando são consideradas mediações
históricas das relações sociais e entendidas para além da sua aparência. É
preciso entender como as imagens, principalmente as urbanas, são construídas,
reconstruídas e naturalizadas, investigando tanto a percepção e a recepção das
imagens diante das relações sociais, culturais e econômicas. Despertando assim,
o senso crítico da desconstrução de uma imagem, de um espaço naturalizado.
As experiências fotografias da foto trajetória, do invisível, do silêncio e o álbum de si remetem principalmente a essência da fotografia em oposição a mera a representação da aparência que se encontra naturalizada em nosso cotidiano. Além da produção cultural sensível, as fotografias são resultado do olhar de quem a produziu, a partir da sua cultura e experiência com a realidade. Ao mesmo tempo que pertence a um contexto, elas o representa dentro de um fragmento de imagem sendo uma mediação histórica.
Manoel Barros termina seu poema com “a foto saiu legal”, o que reflete, geralmente, o final de um processo de produção de fotografias. “Sair legal” é pensar todas as relações que definem a sua aparência, contudo a essência produzida e revelada quando as relações são estabelecidas. A fotografia produz a existência imagética da realidade pois ao fotografar uma lesma, Manoel Barros fotografou “a existência dela”.
Consiste em pedir para seus alunos selecionarem 3 fotos postada de qualquer rede social e responder:
1. Legenda e data
2. Por que postou
3. Por que selecionou
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