Uma carta, uma resposta e a pergunta que se faz: você entendeu o que eu quis passar? Carta é uma troca de mensagens escrita entre dois interlocutores. Uma mensagem enviada, recebida e respondida. Porém a resposta foi no caminho da pergunta ou o entendimento foi outro? A turma de alunos é dividida em grupos e cada grupo envia e responde o outro.
O objetivo da carta audiovisual é a produção e entendimento de sentido,
narrativa e ideia da carta recebida. Esses elementos precisam estar alinhados
com a produção de imagens. A carta é uma produção sem interferência do
professor, no primeiro momento, sendo a resposta debatida em sala de aula. O
que vocês viram na carta? O que quiseram passar e vocês perceberam isso como? A
produção da resposta parte de respostas as questões que apareceram ao ver a
carta recebida.
|
EXERCÍCIO
Separar a turma em grupos. O exercício é realizado em dois momentos. Cada grupo é responsável por produzir um vídeo "carta" para ser enviado para o outro grupo. O tema é livre. No segundo momento, o grupo que recebeu a carta precisa produzir um outro vídeo respondendo o que o outro grupo quis passar.
O exercício consiste em discutir sobre a mensagem do vídeo. Era isso que vocês queriam passar? Eles entenderam certo? Ou ampliaram a leitura da carta? Como poderiam ter feito para que o espectador entendesse melhor?
No final, quando os grupos produzem a resposta, é exibido para a turma toda as cartas enviadas e as respostas. A ideia não é a construção de outra resposta, somente o debate amplo com perguntas como: “isso que vocês quiseram passar? ”, “era isso que vocês esperavam como resposta? ” “O que vocês viram que o outro grupo não viu? ” “Como vocês teriam feito para melhorar a mensagem? ”
Nenhum comentário:
Postar um comentário