Tive contato com o fotografo Evegen Bancar, no meu ensino médio e sempre me indaguei como seria possível fotografar não vendo se a questão principal da fotografia é o olhar, o olhar para a realidade e como você a vê e a representa em uma foto.
Comprei uma gopro que não tinha visor para ver o que você estava tirando. Meu estranhamento me fez levá-la para sala de aula para fazer um exercício teste com os alunos.
"Professor, não tem visor, não dá para ver". Minha resposta foi "imagine e acredite no que esta vendo e fotografando." Na aula seguinte, levei todas as fotos e discutimos se era isso mesmo que tinham "visto" e várias respostas de "sim", "não", "vendo agora, poderia ser melhor" foram relatadas pelos alunos
Proponha para seus alunos que andem pela escola em duplas. Um deles precisa estar vendado e sendo guiados por um amigo que será responsável por descrever o que ele está vendo. Como irá sair a foto feita do que não está sendo visto e sim imaginado a partir do olhar do outro?
Será o retrato do que o outro está vendo, ao mesmo tempo que a imaginação do fotógrafo. Retratar o que o não se vê mas é visto pelo outro e imaginado na foto.
Na aula seguinte, mostra as fotos e dialogue com eles se quem descreveu fez certo e se a foto saiu como foi imaginada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário