última atualização 09-01-2023

Memorial das histórias

 

Quais memorias registramos e quais esquecemos? Momentos difíceis possuem mais ou menos memórias para serem lembradas? Como foi e está sendo viver nesse contexto de restrições, adaptações e perdas? É melhor esquecermos desse período ou aprendermos e criar possibilidades com ele? Perguntas que realizamos diariamente e que de alguma forma já registramos audiovisualmente nas redes sociais.

O audiovisual nesse contexto de pandemia, restrições de aglomerações, medidas sanitárias de álcool em gel, aulas online e lives se tornou, de certa maneira, a plataforma de mediação social entre as pessoas. Contudo se já estávamos em um contexto onde a imagem deixou de ser uma mera representação e passou ser a coisa em si e nesse novo contexto esse processo ganha amplitude no seu uso.

A arte é a forma como o indivíduo se expressa e expressa seus sentimentos. A subjetividade concretizada pela arte permite a visualização daquilo que era invisível. Emoções sensíveis e expressadas através da arte, neste caso, o audiovisual.     

O presente texto tem como objetivo apresentar e discutir o exercício da Educação Audiovisual “Memorial da Pandemia” que se desenvolve a partir de quatro outros exercícios:

·         Stories da vida

·         Contar da história

·         Ilha das flores e a criação das narrativas pelas imagens 

·         Isto não é um vídeo

·         Memorial das histórias


A definição de memorial está diretamente ligado ao “relato de memórias” e a “obra concernente a fatos ou indivíduos memoráveis; memórias”. O exercício proposto por esse texto tem como objetivo demonstrar possibilidades de adaptação do uso do audiovisual na educação nas aulas online e, principalmente, o seu registro.

O registro audiovisual realizado por fotografia e vídeos é utilizado como forma de memória e de comprovação da experiência, além da sua exposição, atualmente, em redes sociais. As imagens de arquivo são utilizadas em pesquisas e documentário como forma de resgate e reconstrução da memória, para além de sua aparência expositiva.

O memorial consiste em transformar a produção audiovisual, dos alunos diante a realidade de pandemia, em um lugar de memória dos alunos expressadas de forma artística.

 

Memorial de historias

    Todos as propostas de construção de narrativas audiovisuais apresentadas no texto tiveram como objetivo o registro das experiências individuais com o momento pandemia, expressadas através da arte, nesse caso o audiovisual. O compartilhamento de reflexões nessa direção proporciona um aumento nas possibilidades de uso do audiovisual na educação, principalmente, no momento do “online”.

Os filmes serviram como dispositivos para a elaboração dos exercícios e o recorte foi a questão da narrativa através da linguagem cinematográfica online. Nesse exercício a narrativa acontece principalmente através da linguagem audiovisual, seja na sua possibilidade produção ou de compartilhamento.

Seja na produção cotidiana dos stories ou a proposta de produção através de possibilidades vistas a partir do curta Ilha das Flores e dos filmes “Isto não é um filme” e “Dogville”, o lugar de memória é fundamental e da criatividade a partir do limite imposto pelo momento de pandemia. Em ambos, o registro das possibilidades o uso de audiovisual de maneira artística e expressiva de uma realidade é fundamental como forma de entender a sua potencialidade diante de outros contextos.


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