última atualização 09-01-2023

Minha experiência



 A minha trajetória com o audiovisual começa em 2004, com a produção de um vídeo chamado Direitos do Paciente, juntamente com a professora Denise Gomes. 


A estética do filme imita o "Globo Repórter" com entrevistas e imagens dos próprios alunos. (informações sobre o trabalho, clique aqui)

A escola possui um componente curricular chamado TI, Trabalho de Integração. Nesse espaço é possível que o aluno apresente o trabalho final em vários formatos, como o vídeo. Diante dessa possibilidade houve um crescimento de interesse em produzir vídeos por parte dos alunos, chegando a totalizar quase todos os grupos optarem por vídeo.
Assim, houve uma necessidade por parte do Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde  (NUTED/EPSJV) realizar um curso para professores ajudarem na produção desses vídeos, porém teve pouca adesão. 

Diante desse cenário, propus em 2007, para iniciar em 2008, uma disciplina de audiovisual que iria compor a parte de artes do currículo do ensino médio (Artes visuais, teatro, música e audiovisual). Assim em 2008 começa a disciplina de audiovisual dentro do currículo da escola. 

Turmas de audiovisual 

A minha proposta de ter uma disciplina para preparar os alunos para produção de vídeo foi aceita, como pode ser visto na fala da Coordenadora Roberta Lobo, do NUTED na época da proposta e apresentado durante a mesa redonda de Educação, na Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio.  


Após a inserção no currículo como disciplina, a primeira turma começa em 2008. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário