última atualização 09-01-2023

Exercício - Roteiro - A banda

     

O roteiro é uma parte fundamental para que o grupo todo esteja sabendo do que é preciso ser feito e para que ser feito. O roteiro representa o vídeo em imagens escritas. Cada um tem seu vídeo na cabeça, mas o vídeo está na cabeça do diretor. Por isso é importante definir quem vai ficar responsável pela direção e deixar claro para o grupo que essa posição não é de destaque e sim representa todas as outras.

O interessante é demonstrar que cada um tem um filme na cabeça. Para isso é exibido o curta "Cego Estrangeiro" 


Roteiro e direção: Marcius Barbieri

Outro exercício é realizado através da música “a banda” que consiste em a turma toda escutar música “a banda” de Chico Buarque (1966) e de olhos fechados cada um imagina imageticamente o seu filme.

     

Estava à toa na vida

O meu amor me chamou

Pra ver a banda passar

Cantando coisas de amor

 

A minha gente sofrida

Despediu-se da dor

Pra ver a banda passar

Cantando coisas de amor

 

O homem sério que contava dinheiro parou

O faroleiro que contava vantagem parou

A namorada que contava as estrelas parou

Para ver, ouvir e dar passagem

 

A moça triste que vivia calada sorriu

A rosa triste que vivia fechada se abriu

E a meninada toda se assanhou

Pra ver a banda passar

Cantando coisas de amor

 

O velho fraco se esqueceu do cansaço e pensou

Que ainda era moço pra sair no terraço e dançou

A moça feia debruçou na janela

Pensando que a banda tocava pra ela

 

A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu

A lua cheia que vivia escondida surgiu

Minha cidade toda se enfeitou

Pra ver a banda passar cantando coisas de amor

 

Mas para meu desencanto

O que era doce acabou

Tudo tomou seu lugar

Depois que a banda passou

 

E cada qual no seu canto

Em cada canto uma dor

Depois da banda passar

Cantando coisas de amor


 




EXERCÍCIO


    

Quando termina a música cada um apresenta o que pensou. Cada um com um filme na cabeça trocam ideias e o entendimento imagético do roteiro é apresentado. É importante deixar claro que a letra da música não é um formato de roteiro, ela é usada, nesse exercício, como forma de construção imagética das cenas.

As respostas dos alunos são diversas. “Isso é Santa Teresa (bairro do Rio de Janeiro)”. “Imaginei a banda de carnaval subindo uma rua que no final tinha o sol se pondo e janelas dos prédios nas laterais. ” E construções diferentes como “imaginei uma mulher escutando a música no carro e dirigindo na estrada”


Nenhum comentário:

Postar um comentário