última atualização 09-01-2023

Dicionário da Educação Audiovisual - Taller de cine “El Mate” (Oficina de Cinema)

 
Nuria Lamfir [1]
nlamfir@mvl.edu.ar
Maestra Nacional de Dibujo
Diseñadora de Imagen y Sonido FADU-UBA
Directora de la Primera Escuela de
Cine Infantil y Juvenil Taller de Cine “El Mate”
www.tallerelmate.com.ar 

Melina Cherro[2]
mcherro@mvl.edu.ar
Realizadora Cinematográfica ENERC
Licenciada en Enseñanza de las Artes Audiovisuales de la UNSAM
Docente en la carrera de Diseño de Imagen y Sonido de la FADU-UBA
Desde el 2008 es docente en la
Primera Escuela Infantil y Juvenil
Taller de Cine El Mate

Alexia Nowotny [3]
anowotny@mvl.edu.ar
Docente egresada de la Universidad del Salvador
Terapeuta infanto juvenil formada en la
Universidad de Buenos Aires
Realizadora audiovisual
Desde el año 1999 es docente en la Primera
Escuela Infantil y Juvenil Taller de Cine El Mate








Carla Alonso 
[4]
calonso@mvl.edu.ar
Docente
Trabaja en el Taller de Cine “El Mate”
 desde el año 1999 desempeñándose como Preceptora
Desde el año 2015 ocupa el lugar de Secretaria de la escuela


Taller de cine “El Mate”

O que é "El Mate"?

É um espaço gratuito de criação audiovisual para crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos, localizado em Vicente López, Província de Buenos Aires, Argentina. O Taller desenvolve uma atividade pioneira para aqueles que estão interessados em se expressar através do cinema, vídeo e cinema de animação. É um espaço de criação e experimentação onde se desenha, pinta, recorta, escreve, costura, atua e, é claro, filma. Atualmente, é dependente da Secretaria de Educação da Prefeitura de Vicente López. Em 4 de abril de 2020, comemorou seu trigésimo terceiro aniversário de atividade ininterrupta, com o objetivo de promover a educação artística, o desenvolvimento da criatividade, o fortalecimento de habilidades e interesses através do trabalho em equipe, e enriquecer a aprendizagem por meio dos meios audiovisuais.

Um pouco de história

O projeto nasceu em 1987 pelas mãos de Irene Blei e Lucía Cano, na forma de um oficina de animação e cinema para crianças entre dez e doze anos, dependente da Secretaria de Cultura e Educação da Prefeitura de Vicente López. Desde o início, a oficina é gratuita e acessível a toda a comunidade.

Irene e Lucía deram ao grupo de realizadores o nome de "El Mate", e os alunos se identificaram com o nome e o adotaram, incorporando-o em seus filmes. Assim, o curso de cinema infantil passou a ser chamado de Taller de Cine "El Mate", como é conhecido até hoje.

Naquele primeiro ano, o grupo começou com nove integrantes e realizaram cinco curtas trabalhando uma vez por semana, durante três horas. A dinâmica desses primeiros encontros era uma introdução ao cinema, através de jogos de assistir e comentar filmes, os conceitos técnicos eram introduzidos sutilmente. Naquela época inicial, filmavam em super oito com equipamentos emprestados e eram as próprias famílias que, de forma cooperativa, compravam o filme virgem e se encarregavam de custear os gastos de revelação e outros materiais necessários para o trabalho.

Ao longo dos anos, o Taller foi se transformando, crescendo e ampliando a faixa etária dos participantes: já em 1989, havia vinte estudantes entre nove e treze anos divididos em dois níveis, de acordo com seus conhecimentos prévios. As crianças não queriam deixar o Taller ao chegar à adolescência e também apareciam aspirantes com mais de treze anos com a intenção de participar. Diante desse desafio, começaram a aceitar crianças entre nove e dezessete anos. Atualmente, a escola convoca crianças a partir de oito anos.

Em 1999, o Honorable Concejo Deliberante de Vicente López promoveu a oficina ao status de escola, passando a apresentá-la como a Primeira Escola de Cinema Infantil e Juvenil, Taller de Cine "El Mate".

Em 2002, foi inaugurado um espaço de treinamento para professores, permitindo disseminar a experiência de trabalho e formar jovens coordenadores. A oficina não só cresceu em número de crianças que frequentam, mas também em sua equipe de professores, que se juntaram ao Taller a partir dessa experiência de treinamento.

Ao longo desses trinta e três anos, várias gestões municipais passaram, tivemos quatro mudanças, mudanças de tecnologia (do super oito para o digital) e agora a escola recebe mais de duzentas crianças por ano. Mas a essência continua a mesma: as crianças fazem cinema como uma forma de expressão, para dizer o que sentem, o que os preocupa, o que os assusta, o que os faz rir, sem a exigência de serem cineastas no futuro.

Como trabalhamos na escola?

Uma das premissas fundamentais do modo de trabalho na Escola, tanto para os grandes como para os pequenos, é o trabalho em grupo. Os coordenadores trabalham em equipe para conduzir cada um dos Talleres. Desde o início, a modalidade de trabalho se baseou na coordenação das atividades conjuntamente. Dependendo da quantidade de integrantes em cada grupo, os coordenadores trabalham em pares, em grupos de três ou até mesmo de cinco professores. Estratégias de trabalho, propostas de atividades, seleção de materiais para visualizar e outros aspectos surgem a partir da troca de opiniões e da contribuição conjunta dos professores. Ao longo dos anos, consolidamos uma equipe com uma ideologia educacional compartilhada, cujo princípio norteador é o respeito aos direitos das crianças e adolescentes, promovendo a autonomia deles como sujeitos de direitos. Nesse sentido, "Transformar o olhar em relação à infância, não mais como objetos passivos da estrutura e dos processos sociais, mas como agentes, como atores sociais com capacidade para participar, leva a desenvolver ações para valorizar o 'ponto de vista das crianças', que visa entender como as meninas e meninos experimentam e compreendem suas vidas e relações sociais. A experiência das meninas e meninos produz um conhecimento que deveria ser considerado para o reconhecimento de seus direitos." [5]

 

As crianças também trabalham em grupo para realizar os filmes. Em nossa escola, não são feitos filmes de forma individual. Às vezes, esse é um dos maiores desafios que temos. Por exemplo, que se aceite que uma ideia, que originalmente pertence a uma pessoa, ao ser compartilhada e outros decidirem formar uma equipe para levá-la adiante, a ideia passa a ser de todos os integrantes. Desde a coordenação, promovemos que todas as crianças tenham o mesmo compromisso e grau de participação ao opinar e dar forma a essa ideia, para que ela se torne um filme. Alcançar esse espírito de entrega e cooperação é um dos desafios diários, e nosso trabalho como coordenadores é estar extremamente atentos à dinâmica que se gera em cada um dos grupos, para que trabalhem em harmonia e equilíbrio, para mediar conflitos, e para garantir que as ideias e opiniões de todos sejam ouvidas e respeitadas.

Os créditos dos curtas realizados na escola refletem o trabalho em grupo, todos os membros do grupo são listados como realizadores. Desde a coordenação, incentivamos que os papéis daqueles que participam de cada projeto sejam dinâmicos, não há um único diretor ou cinegrafista, todas as tarefas são compartilhadas. Fazemos placas para mencionar os atores e atrizes, os colaboradores e geralmente as crianças acrescentam uma placa de agradecimentos. Colaboradores são aqueles que, embora pertençam a outro grupo, em algum momento, se juntaram ao projeto para ajudar. Essa dinâmica ocorre frequentemente, gostamos disso e a incentivamos. Sobretudo, as crianças mais experientes ajudam nas filmagens daqueles que estão iniciando sua jornada na escola.

O clima de trabalho vivido no dia a dia na escola é muito gratificante. A dinâmica de trabalho é a de uma sala-oficina. Quando as crianças não estão filmando ou animando, elas se sentam em grandes mesas compartilhadas entre várias delas. Os coordenadores participam, orientando o trabalho de um lugar próximo e acolhedor. Os adultos não impõem, conduzem os estudantes para que sejam eles próprios quem fazem as descobertas.

Como afirmam Pasel e Asborno em seu livro "Aula-taller" (1993), essa metodologia de trabalho se baseia em uma aprendizagem ativa, é baseada no fazer. O ensino tradicional desassocia a teoria da prática, ao contrário da aula-oficina que busca integrá-las através dos afetos, reflexão e ação.

O Taller é um espaço onde os adultos adoram trabalhar e esperamos que as crianças também o façam. Por isso, estamos muito atentos às particularidades de cada participante e à dinâmica e aos vínculos que vão se formando em cada grupo. O cinema, como atividade artística em grupo por excelência, promove a inclusão. É uma ferramenta privilegiada para trabalhar com grupos de crianças e adolescentes. Na Escola, os grupos são muito heterogêneos, não são divididos por idades. E muitas vezes recebemos crianças que passam por situações complexas, às vezes até trazem diagnósticos feitos por diferentes profissionais: dificuldades de aprendizagem, habilidades sociais limitadas. Nada é um impedimento para que crianças e adolescentes trabalhem juntos, aprendam a fazer filmes e desfrutem da experiência. Como afirma Anijovich em "Gestionar una escuela con aulas heterogéneas" (2014), é possível afirmar que as crianças e os jovens se tornam o centro do processo educacional quando reconhecemos quem eles são, como aprendem, quais são seus interesses, suas fraquezas e forças, seus ambientes culturais e sociais. Somente assim, através do ensino, poderemos oferecer as melhores opções para que todos se envolvam ativamente e encontrem sentido no que aprendem e no mundo em que estão inseridos.

Em nossa escola, todos nos chamamos pelo nome ou pelo apelido que gostamos e escolhemos. As rodas de apresentação nos primeiros encontros são fundamentais para nos vermos, nos apresentarmos e nos conhecermos. É um momento muito especial, onde compartilhamos expectativas, projetos, é um momento de reconhecimento, ao qual dedicamos tempo.

Em "El Mate", todos os filmes são inteiramente realizados pelas crianças e adolescentes. Desde a ideia original, o roteiro, o roteiro visual, todas as etapas do processo de filmagem (câmera, som, fotografia) até a edição final. Os coordenadores acompanham o processo para evitar frustrações e ensinar o uso adequado das ferramentas de trabalho, mas sempre de forma muito respeitosa, orientando, sugerindo, sem impor.

Hoje em dia, com o aumento das redes sociais, do material audiovisual disponível e da existência de diversos formatos, acreditamos ser fundamental contribuir desde cedo com olhares críticos. Trabalhamos com o compromisso do que se quer contar, com a mensagem que está sendo transmitida, com o que está sendo produzido e divulgado.

Essa visão crítica também é desenvolvida ao visualizarmos materiais que os coordenadores selecionam especialmente. Em alguns casos, temos trechos de filmes que usamos regularmente para discutir sobre um tema ou outro; mas também, no dia a dia, procuramos materiais de acordo com a demanda, os temas e as propostas que os estudantes trazem para seus filmes. Visualizar cenas ou curtas-metragens diferentes nos permite refletir, encontrar uma solução para o próprio filme, pensar em diferentes opções, mas também compartilhar algo que gostamos muito, assistir cinema. Nas visualizações, incluímos também os filmes realizados na escola em anos anteriores, pois eles fazem parte de nossa produção e servem para aprender a ver como outros resolveram algo semelhante ao que o grupo está pensando.

 

 

Como nos organizamos?

A Escola está aberta de terça a sexta à tarde e aos sábados de manhã. De terça a quinta-feira, temos dois grupos trabalhando simultaneamente, uma oficina inicial e uma oficina especializada. Nas sextas-feiras e sábados, recebemos o segundo nível, que este ano conta com mais de sessenta crianças e adolescentes. Sempre temos muito o que fazer e aprender, são dias muito intensos, mas muito aproveitados, e o tempo passa voando. No meio da jornada de trabalho, fazemos um intervalo, um descanso para ir ao banheiro, tomar e comer alguma coisa.

Nível inicial

Consiste em uma série de encontros nos quais percorremos o conhecimento do cinema, do vídeo e do cinema de animação. São realizados exercícios que vão aumentando em duração e complexidade gradualmente, incorporando práticas e conceitos ao mesmo tempo em que aprendem a usar as ferramentas e equipamentos de trabalho. Assim, cada criança ou jovem experimenta em diferentes especialidades, assume papéis e realiza atividades, alternando-se com os colegas.

Segundo nível

Há muitos anos, sexta-feira e sábado são os dias de trabalho do segundo nível. É assim chamado porque é onde estão os meninos e meninas de diferentes idades que já tiveram experiência prévia de trabalho na escola. O sábado é o único dia em que a escola funciona pela manhã, com uma jornada um pouco mais longa, quatro horas em vez de três.

No segundo nível, são propostas a realização de obras que demandam outro tipo de compromisso e trabalho. Os participantes se reúnem em grupos de acordo com afinidades e interesse nas características de cada projeto. São feitos filmes do início ao fim, curtas-metragens para TV ou web, conforme necessário. Ano após ano, os projetos implicam em desafios crescentes, tanto em questões narrativas quanto em aspectos técnicos. Cada projeto traz novas perguntas, necessidades de aprendizagem diferentes, complexidades de encenação e também dinâmicas de grupo. Nesta etapa, surgem preferências técnicas e, dentro de cada grupo de trabalho, os papéis são divididos mais claramente, como aqueles que preferem editar, atuar, operar a câmera ou desenhar.

Uma das coisas que mais nos interessa é fazer com que os meninos e meninas sejam autônomos, capazes de levar adiante o trabalho sem a necessidade de um adulto dirigindo constantemente a tarefa, e que utilizem os materiais de trabalho com cuidado e eficiência. Os grupos com mais experiência e permanência na escola geralmente têm confiança suficiente para realizar filmagens por conta própria.

Dentro dessa etapa, alguns estudantes ficam apenas alguns meses e outros vários anos, formando um grupo de pertencimento, crescendo e aprendendo juntos e, às vezes, desenvolvendo projetos de longo prazo.

Oficinas especializadas

São uma alternativa ao curso de realização. São espaços de trabalho que oferecem a possibilidade de explorar áreas específicas. As propostas muitas vezes mudam de um ano para o outro, em busca de diferentes ramos da realização para enriquecer a formação e nos divertirmos com uma variedade de alternativas. Neste ano, as oficinas especializadas são: Animação (para aqueles que já tiveram a experiência do Nível Inicial), Atuação em frente à câmera e Fotografia Artística e Experimental.

"El Mate" e as escolas

Em maio de 2002, começou o programa Taller de Cine en la Escuela, que consistia em visitas às escolas do partido de Vicente López, compartilhando um encontro com os estudantes, onde eram projetados fragmentos de filmes e realizada uma conversa demonstrativa. Este programa foi o ponto de partida para muitos projetos e atividades realizadas em diferentes instituições públicas da região, com o objetivo de fornecer formação audiovisual e ampliar o alcance do trabalho realizado na Escola.

Chegar às escolas requer um grande esforço, tanto em termos de planejamento quanto de equipe de professores. O contato com a instituição que nos recebe nem sempre proporcionava condições adequadas para o trabalho, por isso, a partir de 2015, optamos por receber os grupos escolares em nossa sede, em vez de ir a diferentes instituições. O espaço que temos atualmente reservado é às quartas-feiras, das 13h30 às 15h30. Cada grupo participa de dois encontros seguidos e, como resultado, realizamos um curta-metragem de animação e/ou ficção.

Comunidade educacional: associação de pais

Em 1999, quando o Taller foi elevado à categoria de escola, a comunidade educacional que acompanhou as atividades desde o início viu a necessidade de formalizar sua situação e decidiu criar a Associação Civil Taller de Cine El Mate. Esta associação continua apoiando firmemente a Escola e é composta pelas famílias de alunos e ex-alunos. Ela funciona como uma espécie de produtora dos filmes realizados ao longo do ano. Através de uma contribuição mensal de materiais, que cada família paga voluntariamente, a compra de muitos materiais necessários para o trabalho é financiada.

Geralmente, com essa contribuição de materiais, não conseguimos arrecadar o dinheiro necessário para comprar equipamentos. Portanto, desde 2013, idealizamos um evento que chamamos de "Feira do Mate" para arrecadar fundos. É realizado no primeiro sábado de outubro, começando ao meio-dia e terminando à tarde, um dia cheio de atividades: feira de pratos, sorteio, atividades, projeções, quermesse. Além de ter o objetivo de arrecadar fundos, é um dia muito esperado por toda a comunidade educacional. É um momento em que os meninos e meninas que frequentam a escola em diferentes dias da semana se encontram, um belo encontro entre todos, grandes e pequenos.

Este evento também é organizado de forma colaborativa. Cada família participa de maneiras diferentes, desde atender o buffet até oferecer oficinas ou espetáculos. Tivemos oficinas de circo, desenho, peças de teatro, avós contando histórias, espetáculos musicais. Os professores da escola também participam ativamente, liderando as atividades e a organização do evento. Já estamos na sexta edição e esperamos que sejam muitas mais.

Festivais

Ao longo destes trinta e três anos, as produções de "El Mate" percorreram festivais em grande parte do país e do mundo, alguns destes eventos temos uma relação de amizade estreita. A troca é muito gratificante, principalmente quando temos a oportunidade de assistir às projeções. Sempre é mais fácil quando os festivais são locais, mas ao longo dos anos tivemos experiências maravilhosas de intercâmbio fora do país. Para citar algumas:

Em 2005, Irene Blei e duas alunas viajaram para Seul, Coreia, para participar do "7th Seoul International Youth Film Festival".

Em 2008, duas alunas participaram do Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul, na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil.

Em 2015, cinco alunos acompanhados por dois coordenadores viajaram para a cidade de Rosario, Argentina, para o festival Ojo al piojo. Os alunos assistiram às projeções dos filmes participantes e se encontraram com meninos e meninas de outros workshops de cinema. O mais interessante foi que cada grupo ficou encarregado de ministrar uma oficina para os outros presentes. Os alunos do "El Mate" ministraram uma oficina de ficção. É muito satisfatório ver adolescentes entre treze e dezessete anos, após permanecerem alguns anos na escola, não só com conhecimento da linguagem cinematográfica, mas também capazes de transmiti-la a outros pares.

Todos os representantes do Taller que viajam para festivais são escolhidos por seus colegas.

A mostra de fim de ano

Ao longo do ano, nos workshops, preparam-se os projetos, passando por cada uma das etapas de produção de um filme. Todo esse trabalho, extremamente intenso, tem seu momento de encerramento na mostra anual: "Venham ver o que fizemos". Antes de irem para os festivais, antes de serem compartilhados nas redes sociais, os filmes são projetados em uma sala de cinema. É muito importante chegar a esse momento, ter os curtas-metragens finalizados e prontos para compartilhar. A mostra de fim de ano é o momento de encontro de todo o Taller, de ver o que os outros grupos fizeram, aplaudir e comemorar porque o objetivo foi alcançado.

Os filmes terminados são o reflexo do trabalho em equipe, dos acordos e desacordos, da aprendizagem realizada. Mas também é um ritual. Não há cinema sem projeção em uma sala escura, sem tela e cadeiras. Os filmes ganham sua forma definitiva na tela do cinema e, ao longo do ano, à medida que a data de encerramento se aproxima, as expectativas em relação à mostra crescem. Conforme os grupos terminam seus filmes, eles projetam e criam um pôster que ficará pendurado no hall de entrada do cinema. O momento de se encontrarem, de olhar os pôsteres, de entrar na sala e assistir à projeção junto com as famílias e amigos é algo esperado por todos. Além da projeção, há um momento muito especial: os meninos e meninas, realizadores dos filmes, sobem ao palco para contar algo, compartilhar sensações, pensamentos, alguma reflexão.

A mostra é o encerramento do ano, a conclusão da tarefa e também uma promessa de continuidade. Porque, assim que vemos os filmes finalizados, surgem as vontades de fazer mais um. Um filme leva a outro, e assim sabemos que sempre haverá uma rodada de apresentações, haverá roteiros, filmagens e mais uma mostra.

Conclusão

O ano de 2020 marcou uma ruptura no sistema educacional na Argentina e no mundo. A pandemia mostrou algo que já se sabia há muito tempo: o sistema educacional argentino precisa ser repensado e reformulado. Outra escola é possível. A crise que estamos enfrentando traz um ponto de inflexão e é uma grande oportunidade para se reinventar.

 Acreditamos que muitas das estratégias pedagógicas compartilhadas neste texto poderiam ser fonte de inspiração para a construção de um novo modelo educacional, cujo objetivo seja buscar uma formação o mais completa e humana possível. Onde o acadêmico não seja a única coisa em primeiro plano, mas sim onde se integrem as emoções, os sentimentos e a forma como os estudantes percebem e se relacionam com seu entorno. Onde os estudantes tenham uma participação ativa e protagonista em seu processo de aprendizagem.

Sustentamos que seria muito enriquecedor se as ferramentas e metodologias apresentadas neste capítulo fossem aplicadas em contextos formais de ensino. A mudança é imperativa. É preciso incentivar, no processo de ensino, estudantes reflexivos e autônomos, em contato permanente com sua comunidade, favorecendo a cooperação em vez da competição, para que possam criar e construir o mundo que imaginam, juntamente com outros.



[1] Es egresada de la UBA de la Carrera de Diseño de Imagen y Sonido y del Centro Polivalente de Arte de San Isidro como Maestra Nacional de Dibujo. En los inicios de su carrera laboral se desempeñó como Animadora, como compositora Digital y como artista de VFX en diversas productoras audiovisuales locales y de manera independiente. En el año 2006 se unió al Equipo de coordinadores del Taller del Cine “El Mate” trabajando tanto en los Talleres Regulares como en los Proyectos realizados con Escuelas Públicas del Partido de Vicente López. A partir de Septiembre del año 2017 se desempeña como Directora de esta Primera Escuela de Cine Infantil y Juvenil. E-mail: tallerelmate@mvl.edu.ar

[2] Realizadora Cinematográfica ENERC y Licenciada en Enseñanza de las Artes Audiovisuales de la UNSAM. Es guionista y docente. Trabaja en la carrera de Diseño de Imagen y Sonido de la FADU-UBA. Directora de la investigación “Los personajes femeninos en el cine de Mario Soffici”, acreditada en la Secretaría de Investigación FADU-UBA. Ganadora del Tercer Concurso de Estudios Sobre Cine Argentino Biblioteca ENERC-INCAA con el libro “Más allá del olvido, una historia crítica del cine fantástico argentino” escrito junto a Ángel Faretta y Diego Ávalos, publicado en noviembre de 2019, editorial CICCUS. Desde el 2008 es docente en la Primera Escuela Infantil y Juvenil Taller de Cine El Mate.

[3] Docente egresada de la Universidad del Salvador, Terapeuta infanto juvenil formada en la Universidad de Buenos Aires y realizadora audiovisual. Desde el año 1999 y hasta la actualidad integra el cuerpo docente de la Primera Escuela Infantil y Juvenil Taller de Cine El Mate. Ha asistido como coordinadora a sucesivos grupos de niños y adolescentes en la realización en diversos ámbitos.

[4] Colaboradora, es docente y trabaja en el Taller de Cine “El Mate” desde el año 1999 desempeñándose como Preceptora. Desde el año 2015 ocupa el lugar de Secretaria de la escuela.

[5] Publicación de la Secretaría Nacional de Niñez, Adolescencia y Familia del Ministerio de Desarrollo Social de la Nación y la Facultad de Trabajo Social de la Universidad Nacional de Entre Ríos, Argentina. Colección Desafíos, Cuadernillo N°1: Infancia y Juego: Los espacios lúdicos como lugares de promoción de derechos, Argentina, p. 14, 2016.

 

 


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