última atualização 09-01-2023

Dicionário da Educação Audiovisual - FESTIVAL

 

FESTIVAL DE CINEMA ESTUDANTIL DA IDÉIA A EXECUÇÃO


   


 


Mariangela Scheffer Cardoso
Coordenadora do CINEST
https://www.cinest.org/
mariangyyy@gmail.com

 

O cinema é um instrumento precioso, por exemplo, para ensinar o respeito aos valores, crenças e visões de mundo que orientam as práticas dos diferentes grupos sociais que integram as sociedades complexas (DUARTE, 2009, p. 73).

 

INTRODUÇÃO

         O presente trabalho é baseado na minha experiência no processo de criação de um festival. Tudo começou com um sonho de proporcionar aos estudantes, a oportunidade de fazer parte do cinema como protagonista e não apenas como telespectador. O começo é um pouco difícil, mas apaixonante. O FESTIVAL ESTUDANTIL é um desafio importante para a escola, considerando-se a complexidade do momento histórico que vivemos, seus processos de construção de subjetividades decorrentes dos novos modos de ler, ver, pensar e aprender. A linguagem videográfica e sua exibição dentro e fora da escola e a inserção de novas estratégias de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem é primordial para a inovação pedagógica e a adequação às mudanças sociais com a finalidade de proporcionar uma formação integral aos estudantes. Hoje, verifica-se uma crescente produção audiovisual de jovens veiculada na internet; é possível encontrar produção de vídeos das escolas; numa aventura com câmera e vídeo, os alunos descobrem a necessidade de elaborar roteiros, redigir um fio condutor, escolher lugares para a filmagem, assim como as funções necessárias à produção da obra (filmagem, montagem, sincronização). O resultado deste trabalho alimenta um Festival.

O professor é peça fundamental em auxiliar o aluno funcionando como elo entre o que o cinema proporciona e o conjunto de conhecimentos a serem construídos na relação de aprendizagem dentro da escola. Fazer um filme gera uma reflexão e uma impressão sobre o mundo onde está inserido ajudando a refletir. Levar aos alunos outras possibilidades de filmes, de escolas do Brasil e exterior e assim despertar no aluno o gosto, o senso crítico de um espectador de cinema, o prazer da criação, a oportunidade de escolher entre as muitas possibilidades.

Migliorin diz que “na escola, o cinema se insere como potência de invenção, experiência intensificada de fruição estético/política em que a percepção da possibilidade de invenção de mundos é o fim em si. (...) O cinema não se encontra na escola para ensinar algo a quem não sabe, mas para inventar espaços de compartilhamento e invenção coletiva, colocando diversas idades e vivências diante das potências sensíveis de um filme.” (MIGLIORIN, 2010, p. 108)

O cinema e a educação podem ser grandes aliados e o que é importante compreender no cotidiano escolar é que a educação pode ser considerada como uma forma social e cultural abrangente, tendo em vista o espaço da escola como ambiente de formação e de aprendizagens.

 

POR ONDE COMEÇAR:

 

EQUIPE

            Os festivais costumam durar cerca de 3 a 15 dias, dependendo da sua proposta. Primeiramente a criação da equipe de organização que vai trabalha o ano todo. Faça o convite aos amigos que possam fazer parte da organização e apresente a sua idéia para sugestões que possam contribuir na criação do festival. Uma certeza: é impossível organizar um evento de sucesso sozinho! É essencial que o produtor monte uma equipe de profissionais competentes, com objetivos e expectativas semelhantes e habilidades complementares — ele precisa estar cercado de pessoas em quem possa confiar tarefas importantes.

 

PROJETO

·         Qual será a temática do evento

·         Onde e quando ele deve ser realizado

o   Obs.: Escolha a data com sabedoria A escolha adequada da data para o seu evento também é um fator muito importante, que pode ter grande impacto no sucesso.

·         Qual será a duração (algumas horas ou vários dias)

·         Qual é o número esperado de participantes

·         Quais itens de estrutura e logística serão necessários

·         Quais objetivos se deseja alcançar com a realização do evento

 

ESTRUTURA PARA EVENTO

A infraestrutura para o festival irá depender do formato escolhido. Dessa forma, é importante especificar os itens necessários de acordo com as características do tipo de evento. Alguns elementos que você precisará providenciar são:

 

·         Definição do espaço para realizar o evento;

·         Alvará para eventos (no caso de locais externos ou espaços alugados);

·         Certificados de participação

·         Será competitivo ou apenas mostras. No caso de competitivo tem que criar modelo de certificado com troféu, placa, outros prêmios a serem definidos.

·         Categorias de avaliação e premiação

·         Contratação de artistas, palestrantes, Oficineiros e demais pessoas para execução.

·         Escolha da equipe para o evento (controle de entrada, limpeza, segurança, ponto de apoio, etc.);

·         Sinalização (banheiros, bares, saídas de emergência);

·         Iluminação, sonorização e decoração;

·         Ingressos serão gratuitos ou vendidos?

·         Check-in e controle de entrada.

 

LOGÍSTICA

Não esqueça da logística, equipe de montagem dos equipamentos, alimentação e equipe de apoio que deverão estar presentes desde a montagem até os últimos ajustes e preparados para emergências.

 

FERRAMENTAS DIFERENTES QUE ATUAM COMO ORGANIZADOR DE TAREFAS

·         Google Agenda. Hoje é importante ter uma forma de marcar tudo que precisa fazer, sejam reuniões ou atividades, e ter uma agenda virtual que ajude a lembrar de todo o planejamento.

·         Google Docs. permite que tudo seja criado e editado no ambiente totalmente online, trazendo segurança no momento de compartilhar arquivos de texto ou planilhas de controle.

 

DEFININDO O PÚBLICO-ALVO

Muitos produtores de eventos se esquecem de definir o público do evento – ou seja, o perfil de pessoas que desejam influenciar a participarem do evento. Incluir dentro da programação material com acessibilidade com janela em libras e audiodescrição, isso é fundamental para que todos possam ser inseridos neste evento.

Para definir o público do seu evento, procure pensar nos seguintes aspectos:

·         O evento está sendo realizado para um público específico ou geral?

·         Qual a faixa etária?

·         Quais canais e redes sociais ele utiliza para se comunicar?

 

CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIOS

A captação de patrocínios é uma das estratégias mais utilizadas para viabilizar eventos culturais. Com patrocínios e parcerias, é possível cobrir os custos de boa parte do evento – com itens como bebidas, brindes, equipamentos e divulgação –, fazendo com que o evento também tenha mais valor e visibilidade!

O patrocínio também pode ter várias vantagens para as empresas patrocinadoras! Mas para convencê-las a fazer parte do seu evento cultural, é fundamental deixar claro quais são as contrapartidas propostas pela sua produção – ou seja, quais vantagens podem ter ao entrarem como patrocinadoras ou parceiras.

 

ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO

·         Produção de materiais de divulgação (identidade do evento);

·         Divulgação nas principais redes sociais;

·         Distribuição de folders em espaços relacionados à cultura (museus, teatros, cinemas, livrarias, casas de shows, lojas de arte);

·         Ações de engajamento do público pré-evento;

·         Divulgação em mídias (jornais, outdoors ...);

·         Divulgação via e-mail marketing.

·         O formato dos materiais de divulgação pode ser variado, passando por vídeos e imagens que explorem a identidade do evento e as principais atrações. Não deixe de exaltar os diferenciais do evento e demonstre como a sua produção está focada em proporcionar experiências inesquecíveis aos participantes!

 

CONCLUSÃO

            O planejamento de eventos é um grande desafio e demanda profissionais com habilidade, paciência e capacidade de adaptação.

A rotina pode ser um pouco estressante, mas os resultados sempre compensam.

É muito bom ver um evento que cumpre os seus objetivos, agrada os participantes e idealizadores.

 

 

Referências Bibliográficas

 

FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

PEREIRA, Josias. A Produção de Vídeo Nas Escolas- Educar com Prazer. Pelotas Editora UFPel, 2012.

SERRANO, Jonathas; Venâncio Filho, Francisco. Cinema e Educação. São Paulo: Melhoramentos, 1931.

FRESQUET, Adriana. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes da educação básica, dentro e fora da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Fresquet, A. Cinema e Educação: Reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

MIGLIORIN, C. Cinema e escola, sob o risco da democracia. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, n. 09, p. 104-110, 2010.

 

 

 

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