FESTIVAL DE CINEMA ESTUDANTIL DA
IDÉIA A EXECUÇÃO
Mariangela Scheffer Cardoso
Coordenadora do
CINEST
https://www.cinest.org/
mariangyyy@gmail.com
O cinema é um
instrumento precioso, por exemplo, para ensinar o respeito aos valores, crenças
e visões de mundo que orientam as práticas dos diferentes grupos sociais que
integram as sociedades complexas (DUARTE, 2009, p. 73).
INTRODUÇÃO
O
professor é peça fundamental em auxiliar o aluno funcionando como elo entre o
que o cinema proporciona e o conjunto de conhecimentos a serem construídos na
relação de aprendizagem dentro da escola. Fazer um filme gera uma reflexão e
uma impressão sobre o mundo onde está inserido ajudando a refletir. Levar aos
alunos outras possibilidades de filmes, de escolas do Brasil e exterior e assim
despertar no aluno o gosto, o senso crítico de um espectador de cinema, o
prazer da criação, a oportunidade de escolher entre as muitas possibilidades.
Migliorin
diz que “na escola, o cinema se insere como potência de invenção, experiência
intensificada de fruição estético/política em que a percepção da possibilidade
de invenção de mundos é o fim em si. (...) O cinema não se encontra na escola
para ensinar algo a quem não sabe, mas para inventar espaços de
compartilhamento e invenção coletiva, colocando diversas idades e vivências
diante das potências sensíveis de um filme.” (MIGLIORIN, 2010, p. 108)
O
cinema e a educação podem ser grandes aliados e o que é importante compreender
no cotidiano escolar é que a educação pode ser considerada como uma forma
social e cultural abrangente, tendo em vista o espaço da escola como ambiente
de formação e de aprendizagens.
POR ONDE COMEÇAR:
EQUIPE
Os
festivais costumam durar cerca de 3 a 15 dias, dependendo da sua proposta.
Primeiramente a criação da equipe de organização que vai trabalha o ano todo.
Faça o convite aos amigos que possam fazer parte da organização e apresente a
sua idéia para sugestões que possam contribuir na criação do festival. Uma
certeza: é impossível organizar um evento de sucesso sozinho! É essencial que o
produtor monte uma equipe de profissionais competentes, com objetivos e
expectativas semelhantes e habilidades complementares — ele precisa estar
cercado de pessoas em quem possa confiar tarefas importantes.
PROJETO
·
Qual será a temática do evento
·
Onde e quando ele deve ser realizado
o
Obs.: Escolha a data com sabedoria A
escolha adequada da data para o seu evento também é um fator muito importante,
que pode ter grande impacto no sucesso.
·
Qual será a duração (algumas horas ou
vários dias)
·
Qual é o número esperado de participantes
·
Quais itens de estrutura e logística serão
necessários
·
Quais objetivos se deseja alcançar com a
realização do evento
ESTRUTURA PARA EVENTO
A
infraestrutura para o festival irá depender do formato escolhido. Dessa forma,
é importante especificar os itens necessários de acordo com as características
do tipo de evento. Alguns elementos que você precisará providenciar são:
·
Definição do espaço para realizar o
evento;
·
Alvará para eventos (no caso de locais
externos ou espaços alugados);
·
Certificados de participação
·
Será competitivo ou apenas mostras. No
caso de competitivo tem que criar modelo de certificado com troféu, placa,
outros prêmios a serem definidos.
·
Categorias de avaliação e premiação
·
Contratação de artistas, palestrantes,
Oficineiros e demais pessoas para execução.
·
Escolha da equipe para o evento (controle
de entrada, limpeza, segurança, ponto de apoio, etc.);
·
Sinalização (banheiros, bares, saídas de
emergência);
·
Iluminação, sonorização e decoração;
·
Ingressos serão gratuitos ou vendidos?
·
Check-in e controle de entrada.
LOGÍSTICA
Não
esqueça da logística, equipe de montagem dos equipamentos, alimentação e equipe
de apoio que deverão estar presentes desde a montagem até os últimos ajustes e
preparados para emergências.
FERRAMENTAS DIFERENTES QUE ATUAM COMO
ORGANIZADOR DE TAREFAS
·
Google Agenda. Hoje é importante ter uma
forma de marcar tudo que precisa fazer, sejam reuniões ou atividades, e ter uma
agenda virtual que ajude a lembrar de todo o planejamento.
·
Google Docs. permite que tudo seja criado
e editado no ambiente totalmente online, trazendo segurança no momento de
compartilhar arquivos de texto ou planilhas de controle.
DEFININDO O PÚBLICO-ALVO
Muitos
produtores de eventos se esquecem de definir o público do evento – ou seja, o
perfil de pessoas que desejam influenciar a participarem do evento. Incluir
dentro da programação material com acessibilidade com janela em libras e
audiodescrição, isso é fundamental para que todos possam ser inseridos neste
evento.
Para
definir o público do seu evento, procure pensar nos seguintes aspectos:
·
O evento está sendo realizado para um
público específico ou geral?
·
Qual a faixa etária?
·
Quais canais e redes sociais ele utiliza
para se comunicar?
CAPTAÇÃO DE PATROCÍNIOS
A
captação de patrocínios é uma das estratégias mais utilizadas para viabilizar
eventos culturais. Com patrocínios e parcerias, é possível cobrir os custos de
boa parte do evento – com itens como bebidas, brindes, equipamentos e
divulgação –, fazendo com que o evento também tenha mais valor e visibilidade!
O
patrocínio também pode ter várias vantagens para as empresas patrocinadoras!
Mas para convencê-las a fazer parte do seu evento cultural, é fundamental
deixar claro quais são as contrapartidas propostas pela sua produção – ou seja,
quais vantagens podem ter ao entrarem como patrocinadoras ou parceiras.
ESTRATÉGIAS DE DIVULGAÇÃO
·
Produção de materiais de divulgação
(identidade do evento);
·
Divulgação nas principais redes sociais;
·
Distribuição de folders em espaços
relacionados à cultura (museus, teatros, cinemas, livrarias, casas de shows,
lojas de arte);
·
Ações de engajamento do público
pré-evento;
·
Divulgação em mídias (jornais, outdoors ...);
·
Divulgação via e-mail marketing.
·
O formato dos materiais de divulgação pode
ser variado, passando por vídeos e imagens que explorem a identidade do evento
e as principais atrações. Não deixe de exaltar os diferenciais do evento e
demonstre como a sua produção está focada em proporcionar experiências
inesquecíveis aos participantes!
CONCLUSÃO
O
planejamento de eventos é um grande desafio e demanda profissionais com
habilidade, paciência e capacidade de adaptação.
A
rotina pode ser um pouco estressante, mas os resultados sempre compensam.
É
muito bom ver um evento que cumpre os seus objetivos, agrada os participantes e
idealizadores.
Referências Bibliográficas
FRESQUET, Adriana. Cinema e educação:
reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica,
dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
PEREIRA, Josias. A Produção de Vídeo Nas
Escolas- Educar com Prazer. Pelotas Editora UFPel, 2012.
SERRANO, Jonathas; Venâncio Filho, Francisco.
Cinema e Educação. São Paulo: Melhoramentos, 1931.
FRESQUET, Adriana. Cinema e educação:
reflexões e experiências com professores e estudantes da educação básica,
dentro e fora da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
DUARTE, Rosália. Cinema & Educação. 3ª
ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
Fresquet, A. Cinema e Educação: Reflexões
e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora”
da escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
MIGLIORIN, C. Cinema e escola, sob o risco
da democracia. Revista Contemporânea de Educação, v. 5, n. 09, p. 104-110,
2010.
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